American Journal Experts

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Encontro Nacional de Epigenética

O 4º Encontro Nacional de Epigenética será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital paulista.

Epigenética, estudo de marcas herdadas na estrutura da cromatina passíveis de mudanças frente a estímulos intrínsecos e extrínsecos, têm revelado mecanismos como metilação do DNA e modificações pós-traducionais em histonas como importantes reguladores da expressão gênica e da estabilidade genômica.

Segundo organizadores do evento, a compreensão desses mecanismos em processos fisiológicos e do impacto de marcas epigenéticas aberrantes no desenvolvimento e progressão de processos patológicos poderá contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, de prognóstico, diagnóstico e predição de resposta a tratamentos.

A programação do evento prevê conferências sobre temas como “Epigenética: Conceitos básicos”, “Acetilação de histonas como alvo para facilitação cognitiva”, “Epigenômica nutricional”, “Processos envolvidos na inativação do cromossomo X”, “Alterações epigenéticas e genéticas em carcinogênese gástrica” e “Identificação de genes inativados epigeneticamente em câncer em um modelo farmacológico”.


Nenhum comentário:

Mais Lidas