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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Simpósio Brasileiro de Genômica e Esporte

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Brasileiro de Genômica e Esporte, que será realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de 27 a 29 de junho.

O evento é um desdobramento do projeto Atletas do Futuro, que tem como objetivo gerar um banco de dados genômico e metabolômico de esportistas de elite brasileiros de diferentes modalidades.

As sessões serão divididas em temas de interesse geral e específico, como “Ética e esporte”, “Aplicação de novas técnicas genômica e proteômica em esporte”, “Testes genéticos e genômicos”, “Aplicação de modelos animais em esporte” e “Doping genético”.

“O avanço no conhecimento sobre o genoma humano pode levar ao desenvolvimento de biomarcadores para aptidão esportiva, extremamente importantes no processo de orientação de jovens atletas em início de carreira. Além disso, esses marcadores podem ser utilizados em vários campos da biomedicina, na farmacologia e na medicina esportiva”, disse João Bosco Pesquero, coordenador do evento.

Pesquero coordena o Projeto Temático “Biologia celular e molecular dos sistemas calicreínas-cininas e renina-angiotensina”, apoiado pela FAPESP.

Mais informações e inscrições: www.sbge2012.com.br

Fonte: Agencia FAPESP 

Um comentário:

Webston Moura disse...

A transdisciplinaridade leva o indivíduo a tomar consciência da essencialidade do outro e da sua inserção na realidade social, natural, planetária e cósmica. Uma conseqüência imediata da essencialidade é que a inserção só pode se dar através de um relacionamento de respeito, solidariedade e cooperação com o outro, consequentemente com a sociedade, com a natureza e com o planeta, todos e tudo integrados na realidade cósmica. Esse é o despertar da consciência na aquisição do conhecimento. A grande transformação pela qual passa a humanidade é o encontro do conhecimento e da consciência.

(...)

A essência da proposta transdisciplinar parte de um reconhecimento que a atual proliferação das disciplinas e especialidades acadêmicas e não-acadêmicas conduz a um crescimento incontestável do poder associado a detentores desses conhecimentos fragmentados, podendo assim agravar a crescente iniqüidade entre indivíduos, comunidades, nações e países. Além disso, o conhecimento fragmentado dificilmente poderá dar a seus detentores a capacidade de reconhecer e enfrentar os problemas e situações novas que emergem de um mundo a cuja complexidade natural acrescenta-se a complexidade resultante desse próprio conhecimento transformado em ação que incorpora novos fatos à realidade, através da tecnologia.

Fonte: http://professorubiratandambrosio.blogspot.com/

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